SEMINÁRIO DE APOLOGÉTICA

SEMINÁRIO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ PARA JOVENS

Pastor Apologista Esdras Cabral de Melo


Apresentação:

A bíblia nos ordena a defendermos a nossa fé e nos apresenta exemplos de como esta nobre tarefa pode ser realizada. Os profetas do Antigo testamento recorreram com frequência às evidências históricas e proféticas quanto quando argumentavam diante das outras nações.

No Novo Testamento, Jesus autenticou suas obras. Cristo respondeu com evidências as perguntas honestas que lhe foram dirigidas, como pode ser visto em seu diálogo com Tomé (Jo. 26.26-28). Em Atos, de igual forma, Paulo argumentou com os incrédulos demonstrando as evidências do evangelho ao referir-se constantemente aos fatos que permearam a vida, morte e ressurreição de Jesus. (ICo.15.3-8). Judas 3 e I Pe. 3.15 nos ordena explicitamente que devemos defender a fé dando uma resposta racional aos que a questionam.

Estamos vivendo em um período de grande marasmo teológico, quando novas ideologias e concepções surgem a cada momento, atacando e afrontando as formas tradicionais de os cristãos crerem no divino. Uma das áreas mais afetadas de toda essas novas concepções teológicas e filosóficas, são sem dúvida a juventude da igreja que na maioria ingressão nas faculdades e universidades sem o mínimo de preparo de “apologética – Defesa do Evangelho”. Muitos acabam cedendo a convicção que outrora conquistara, mas sem evidências bíblicas ou teológicas, para linhas de pensamentos contra dizentes a revelação bíblica.

Diante dessa situação, precisamos ser vigilantes, objetivos e diretos, quando abordados sobre a razão de nossa esperança cristã.

Por que cremos assim? Qual é a concepção que temos de Deus? Qual é a cosmovisão em que estamos alicerçados? Enfim, qual é a definição teológica dos evangelhos em contrastes com as demais, pois se soubermos definir e explicar aquilo que realmente acreditamos, teremos como levar adiante o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.


Objetivos:

1.    Preparar adolescentes e jovens a se posicionarem diante dos ataques a sua fé e crença;

2.    Ajudar a juventude a se importarem com o surgimento das diversas correntes teológicas e filosóficas que sutilmente tem aliciado a consciência dos fiéis;

3.    Municiá-los de literaturas que desenvolva o seu raciocínio cognitivo para o enfrentamento das heresias nesse tempo dito pós-moderno. Não só literaturas evangélicas mais também secular, para aumentar sua cultura.

4.    Reservar tempo suficiente para terem mais contato com a Bíblia, fazendo leituras mais frequentes para o aprendizado e memorização de textos específicos quanto forem interpolados;

5.    Realizar pequenos e grandes debates em torno de temáticas teológicas, tais como: Deus, Anjos, as duas Naturezas de Cristo, a Veracidade das Escrituras, o Mal, o Inferno, o Céu, a Realidade dos Demônios, a Homossexualidade, Ideologia de Gênero, Evolução X Criação, Achados Arqueológicos, Antropologia Teológica, Escatologia etc.

6.    Esboçar sermões e estudos de cunho apologético, nas pregações, debates e apresentações, dentro e fora da comunidade cristã;

7.    Saber ouvir atentamente uma exposição acadêmica, para merecer falar acerca do que estar sendo exposto no discurso.

8.    Não ter medo de ser convidado para falar de determinados assuntos concernentes a sua fé, crença, Bíblia, Deus etc. Esse pode ser uma boa oportunidade para se evangelizar os que não compreendem a ação de Deus neste Mundo.

9.    Estudar o que não sabe e não tem domínio. Se não sabe algo, então deve estudar a respeito. Conseguir livros sobre o tema e leia-os. Anotar tudo que puder aprender. 

10. Torná-lo um apologista em potencial que não se acostume com meias verdades. Que se aprofunde em se tornar um defensor das Escrituras Sagradas e do Santo Evangelho. Como afirmou Paulo “...sabendo que fui posto para defesa do evangelho. ” Fl. 1.17


Temáticas:

·         O que é Apologética Cristã? Definição
·         A importância da Apologética Cristã
·         Os inimigos do ideal da Apologética Cristã
·         Regras para fazer uma boa Apologética Cristã
·         As contribuições geradas pela Apologética Cristã
·         A necessidade da Apologética Cristã
·         Objeções a Apologética Cristã
·         Tipos de apologética Cristã


Avaliação:

Ao término do seminário propomos aos participantes um TVA –Teste de Verificação de Aprendizagem. São 10 perguntas de 4 opções para assinalar com um X a alternativa correta. Os 3 primeiros colocados receberam um prêmio surpresa.  




MINHA FORMAÇÃO:

·        Doutor em Psicanálise Aplicada na Educação e Saúde
·        Mestre em Teologia
·        Pós-graduado em Antropologia UFPE
·        Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior UFRPE
·        Pós-graduado em História das Artes e das Religiões UFRPE
·        Pós-graduado em Ensino de História UFRPE
·        Graduado em História
·        Graduado em Teologia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores